Sunday, September 09, 2007

Amor à primeira lida

O "amor à primeira lida" de hoje é da professora de Teoria da Literatura e Literatura Comparada da UFMG, Maria Esther Maciel. É daquelas que possuem um aposto admirável, atendendo como ficcionista, poeta, ensaísta. A poesia se chama Aula de Desenho e faz parte do livro Triz. Segue:

AULA DE DESENHO

Estou lá onde me invento e me faço:
De giz é meu traço. De aço, o papel.
Esboço uma face a régua e compasso:
É falsa. Desfaço o que fiz.

Retraço o retrato. Evoco o abstrato
Faço da sombra minha raiz.
Farta de mim, afasto-me e constato:
na arte ou na vida, em carne, osso, lápis ou giz
onde estou não é sempre
e o que sou é por um triz.

2 comments:

Da Matta said...

"...onde estou não é sempre
e o que sou é por um triz."

Belo traço da efemeridade da existência humana.
Uma simples borracha de apagar pode ser alegoria do fim do ser no papel em paralelo com o ser de carne e osso.

Anonymous said...

Vocês são malucos...

Gostei das novas cores.